Orientações para Coordenadores de Simpósios/Sessões Temáticas Escritas
Informações gerais
- Todos os simpósios escritos (SPE) têm um coordenador e todas as sessões temáticas escritas (STE) têm um moderador, este último convidado pela Comissão Científica do Congresso.
- São funções dos coordenadores dos SPE e dos moderadores das STE: (1) a apresentação dos participantes na sessão; (2) o controlo do tempo das apresentações; (3) a dinamização da discussão dos trabalhos; (4) a entrega dos certificados de apresentação.
Coordenar um SPE ou moderar uma STE
- O coordenador/moderador deve apresentar-se na sala 5 minutos antes do início do respetivo/a SPE/STE.
- O coordenador/moderador deverá começar por verificar a presença de todos os intervenientes no SPE/STE e a colocação das comunicações escritas na sala.
- Seguidamente deverá dar início ao SPE/STE, começando por introduzir brevemente o tema e apresentando as pessoas que vão intervir.
- Depois dar-se-á início às apresentações. Cada interveniente tem 5 minutos para descrever a sua pesquisa, e o grupo vai-se deslocando à volta das comunicações escritas que são apresentadas. É muito importante o controlo destes tempos para evitar que o SPE/STE se atrase.
- No final das apresentações, o coordenador/moderador abrirá o debate, gerindo o tempo de discussão. No caso dos SPE com moderador, o coordenador deverá dar a palavra a este último para realizar a sua apreciação crítica das apresentações e lançar o debate.
- O coordenador/moderador poderá decidir que faz mais sentido haver debate no fim de cada apresentação, mas neste caso deverá manter um controlo apertado sobre o tempo.
- No final da sessão, um assistente de sala entregará ao coordenador/moderador os certificados de coordenação/moderação e comunicação escrita.
- O coordenador/moderador deverá distribuir os certificados de comunicação pelos intervenientes do SPE/STE.
Caso deseje imprimir estas orientações, por favor, clique aqui.
Orientações para coordenadores/moderadores de simpósios/sessões temáticas orais
Informações gerais
- Todos os simpósios orais (SPO) têm um coordenador e todas as sessões temáticas orais (STO) têm um moderador, este último convidado pela Comissão Científica do Congresso.<7li>
- São funções dos coordenadores dos SPO e dos moderadores das STO: (1) a apresentação dos participantes na sessão; (2) o controlo do tempo das apresentações; (3) a dinamização da discussão dos trabalhos; (4) a entrega dos certificados de apresentação.
Coordenar um SPO ou moderar uma STO
- O coordenador/moderador deve apresentar-se na sala 15 minutos antes do início do respetivo/a SPO/STO
- O coordenador/moderador deverá começar por verificar a presença de todos os intervenientes no SPO/STO e a colocação dos ficheiros ppt. no computador da sala.
- Um assistente de sala estará disponível para apoiar na gravação das apresentações no computador e fornecerá os cartões para controle do tempo (“Tem 5 minutos”, “Tem 1 minuto” e “Fim”).
- Seguidamente deverá dar início ao SPO/STO, introduzindo brevemente o tema e apresentando as pessoas que vão intervir.
- Cada comunicação oral não deverá ter uma duração superior a 15 minutos, e este tempo deve ser controlado pelo coordenador/moderador com a ajuda dos cartões já referidos. É muito importante o controlo destes tempos para evitar que o/a SPO/STO se atrase.
- No final das apresentações, o coordenador/moderador abrirá o debate, gerindo o tempo de discussão de modo a não ultrapassar os limites de tempo previstos no programa. No caso dos SPO com moderador, o coordenador deverá dar a palavra a este último para realizar a sua apreciação crítica das apresentações e lançar o debate.
- O coordenador/moderador poderá decidir que faz mais sentido haver debate no fim de cada apresentação, mas neste caso deverá manter um controlo apertado sobre o tempo de modo a não ultrapassar o período destinado ao SPO/STO.
- No final da sessão, um assistente de sala entregará ao coordenador/moderador os certificados de coordenação/moderação e comunicação oral.
O coordenador/moderador deverá distribuir os certificados de comunicação pelos intervenientes do SPO/STO.
Caso deseje imprimir estas orientações, por favor, clique aqui.