Comunicações orais
Preparação
- Todas as comunicações orais estão integradas em Simpósios (SPO) ou em Sessões Temáticas (STO)
- Todas as salas têm computadores com PowerPoint instalado e projetor. Todos os computadores têm acesso à internet e os participantes terão acesso gratuito à rede wireless.
- Guarde a sua apresentação numa USB pen drive com formatos Office 2003/2007/2010 (.ppt ou .pptx).
- Verifique no programa o dia, a hora e a sala da sua comunicação oral.
- Treine a sua apresentação para não ultrapassar 15 minutos.
Apresentação
- Deverá estar na sala 15 minutos antes do início do/a SPO/STO
- Na sala, deverá apresentar-se ao coordenador do SPO ou moderador da STO
- Deverá entregar a sua USB pen drive ao assistente de sala, que gravará a sua apresentação no computador.
- Terá um máximo de 15 minutos para fazer a sua apresentação. Os coordenadores/moderadores estarão instruídos para serem muito rigorosos com o controlo do tempo.
- O coordenador/moderador terá uns cartões com a indicação “Tem 5 Minutos”, “Tem 1 Minuto” e “Fim” que pode utilizar para controlar o tempo.
Finalização
- O coordenador do SPO ou moderador da STO abrirá um espaço para debate.
- Responda de forma sucinta às questões que lhe forem colocadas para dar tempo a mais pessoas de participarem na discussão.
- No final do SPO/STO, o coordenador/moderador distribuirá os certificados de comunicação oral.
- Todas as apresentações copiadas para o computador serão apagadas.
Caso deseje imprimir estas orientações, por favor, clique aqui.
Comunicações escritas
Informação geral
- Todas as comunicações escritas estão integradas em simpósios (SPE) ou sessões temáticas (STE)
- O/as SPE/STE serão interativo/as: para além de afixar a comunicação escrita na parede, cada participante deverá apresentar brevemente sua pesquisa durante 5 minutos para um público constituído pelos restantes intervenientes da sessão (4-7 pessoas) e por outras pessoas interessadas no tópico. Após a breve apresentação das comunicações escritas, o coordenador do SPE ou moderador da STE permitirá questões e uma breve discussão.
Preparação
- Todas as comunicações escritas deverão ter uma dimensão máxima de 85 cm de largura e 120 cm de altura (A0 na vertical). Não haverá espaço na sala para comunicações escritas com largura superior a 85cm.
- Deverão incluir as seguintes secções: (a) Enquadramento teórico, (b) Metodologia, (c) Resultados e (d) Conclusões. No topo deverá constar o seu título em destaque, tais como os nomes dos autores e respetivas afiliações.
- Deverão ser claras e apelativas para cativar a atenção dos leitores; sugere-se aos autores que, de acordo com as especificidades do seu estudo, privilegiem formas de comunicação visual, tais como, diagramas, tabelas, figuras e/ou gráficos.
- O tamanho das letras deve ser grande para que a comunicação seja lida facilmente à distância de pelo menos 1,5 metros.
- Recomendamos que tenha cópias em A4 da sua comunicação escrita para dar a pessoas interessadas.
- Verifique no programa onde é o dia, a sala e o número da sua comunicação escrita.
- Treine a apresentação da sua comunicação escrita para não ultrapassar os 5 minutos.
Apresentação
- Deve trazer a sua comunicação escrita impressa. A Organização não se responsabiliza pela sua impressão.
- No dia da sua apresentação, às 8h, dirija-se à sala onde está marcada a sua comunicação escrita e afixe-a no espaço identificado pelo número que corresponde ao seu trabalho no programa do congresso. A organização fornecerá o material necessário para afixar a sua comunicação.
- Deverá estar junto ao espaço onde afixou a sua comunicação escrita 5 minutos antes do início do SPE/STE (pelas 12h10).
- Cada SPE/STE será facilitado por um coordenador/moderador, a quem deverá apresentar-se.
- O coordenador/moderador organizará o tempo, de modo a que cada pessoa tenha 5 minutos para apresentar o seu trabalho e haja tempo para questões.
- Durante o tempo restante do SPE/STE poderá trocar impressões com as pessoas que estejam interessadas na sua pesquisa.
- No final do SPE/STE, o coordenador/moderador distribuirá os certificados de comunicação escrita.
Finalização
- No final do dia (pelas 18h30) deverá recolher a sua comunicação escrita.
- As comunicações escritas não retiradas serão guardadas pela organização até ao último dia do congresso, mas depois serão enviadas para reciclagem
Caso deseje imprimir estas orientações, por favor, clique aqui.