11o Congresso Nacional
de Psicologia da Saúde

 

26 - 29 janeiro 2016
ISCTE-IUL Lisboa, Portugal

Ao longo dos congressos da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde têm sido instituídos prémios que pretendem valorizar o mérito dos investigadores que neles apresentam comunicações. Esta distinção é um estímulo para os investigadores, que contribui para o seu empenho na investigação e que enriquece o seu currículo.

Estão instituídos dois prémios:

  • Prémio Investigador de Mérito: destinado a galardoar investigadores, em geral, cujos trabalhos se salientam no congresso;
  • Prémio Jovem Investigador de Mérito: destinado a galardoar jovens investigadores, que tenham obtido o grau de mestre há menos de dois anos, e cujos trabalhos se salientam no congresso.

 

Comissão de Prémios

 

A Comissão de Prémios será coordenada por José Luís Pais Ribeiro (FPCE-UP/SPPS), coadjuvado pela Comissão Científica.

 

Instruções para candidatura

 

Para se candidatar a um prémio, o candidato deverá enviar o texto integral do seu trabalho até ao dia 30 de Novembro (seguindo as mesmas normas de submissão de textos completos para o livro de atas) para o e-mail do congresso 11cnps@iscte.pt.

 O campo "assunto" deverá ser preenchido com o nome do prémio a que se candidata. Os jovens investigadores deverão enviar em anexo digitalização de documento que comprove que terminaram o mestrado há menos de dois anos.

 

Processo de avaliação e atribuição de Prémios

 

O processo de avaliação dos Prémios estará a cargo da Comissão de Prémios, coordenada por José Luís Pais Ribeiro, coadjuvado pela Comissão Científica do Congresso. O coordenador da Comissão de Prémios distribuirá pelos membros da comissão científica os textos submetidos, de forma a serem avaliados. Mais especificamente, cada trabalho será classificado entre, razoável, quase bom, bom, muito bom, excelente, e extraordinário para cada um dos seguintes critérios:

  • Pertinência do tema;
  • Inovação das questões de investigação colocadas;
  • Apresentação segundo as normas científicas da APA;
  • Qualidade dos conteúdos (revisão actual, análise aprofundada);
  • Qualidade da discussão e das conclusões.

 

A avaliação cega dos resumos submetidos, que foi realizada pela Comissão Científica entrará, também, para a classificação.

Para cada uma das categorias de prémios:

 

  1. Serão selecionados e atribuídos até cinco premiados, todos considerados de igual mérito; a comissão poderá não distribuir os prémios caso não haja trabalhos considerados de qualidade merecedora;
  2. Cada trabalho premiado receberá um diploma que certifica o prémio;
  3. O prémio será concedido ao trabalho submetido e apresentado;
  4. O prémio será entregue ao primeiro autor, que apresenta a comunicação, na cerimónia de encerramento do congresso.